Saturday, November 17, 2012

Villa Neukölln, novembro 2012


Ontem o bar no topo da colina em Neukölln, passando a Hermannplatz, indo pro sul da cidade, à esquerda. Uma locação especial, pois em volta só tem casas de apostas turcas ou kebap-fastfood. Na verdade, minha imagem do bar estava um tanto influenciada pela suposição do Wolfgang: paquistaneses. Por que mesmo? Porque os dois bar tenders são morenos? Porque o carinha que nos serviu tinha uma densa barba preta, ah, e tem também o dj daquela última sexta-feira, com o qual eu fiz questão de falar, porque a música estava muito boa. A instrumentação das tracks não era muito diferente do que eu ouvia, mastering catchy dos anos 80, muito sintetizador e compressor, com a diferença de que eu não entendia uma palavra do que estava sendo cantado. Não eram versões, eram apenas outras canções no mesmo estilo da Billboard daquela época, a não ser pelo número que me fez ir perguntar para o dj quem estava cantando: Miriam Makeba.

Mas voltando à suposição do Wolfgang, que o bar pertencia a paquistaneses. Lógico que não perguntei para o dj de onde ele vem, o tipo da curiosidade de quem acabou de chegar aqui ou de quem quer se conhecer melhor, e o que estava rolando não era nenhum dos casos. Pela cara eu chutei turco, mas na verdade isto não me interessava mais do que o fato da música ser super acessível, embora vinda de países distantes. Mas ontem fui lá sozinha, e sentei no bar, sem nenhuma intenção a não ser tomar uma cerveja antes de voltar a pé para casa, meu exercício anti-enferrujamento computadorístico. A cadeira me pareceu uma peça de design, (Mies van der Rohe? algo anos 50) só que com pés longos e encosto, o que é raro em bancos de bar.

Pedi a cerveja em alemão, embora já tivesse notado, da outra vez em que estive lá, que o bar tender não era alemão e não falava a língua muito fluentemente. Reparei na freguesia, enquanto minha atenção estava sendo constantemente distraída pela luz azul piscante da ambulância na rua, vinda do outro lado das grandes janelas. O bar é super confortável, grande e com poltronas e sofás antigas, nada de 10 mesas iguais cada uma com 4 cadeiras: a decoração era irregular, tanto nas peças quanto na distribuição delas pelo espaço. Ao meu lado esquerdo fui surpreendida por um telefone modelo Bell verde Perguntei ao garçom barbudo se ele funcionava e fui logo tirando o fone do gancho. Ninguém perguntou por mim, não dava linha.

Foi quando meu exercício de observação foi interrompido por respingos de água, vindos da pia exatamente do outro lado do bar, onde o bar tender tinha acabado de lavar um copo. Não disse nada, e reparei que a superfície do bar estava completamente respingada, e eu lembrei das letras pintadas na arquibancada do Sea World de Miami, nossa, fazem quase 30 anos: "Splash area". À minha risada e ao meu aviso divertido não ouve muita reação. Não demorou muito para o outro garçom splashear alguém, desta vez um cara que eu achei com jeito de pesquisador, sério mas disposto a humor. Ele estava de costas, e apesar da imagem construída (na minha cabeça, é claro), o garçom não se arriscou e me disse: "sag nichts, aber der ist komplett naß" (não diz nada, ele tá todo molhado). Eu olhei e vi a jaqueta do pobre, na altura do cotovelo, enquanto o atingido já se dirigia à porta: espero que o tecido seja espesso o suficiente.
Foi depois desta intervenção que uma garota chegou perto do telefone e o garçom perguntou de onde ela era, ao que ela respondeu "Sydneymelbourne". Fiquei intrigada: não são duas cidades diferentes? Sim, ela confirmou, e eu pensei, mais um problema causado pela pergunta "de onde você vem?" (tom abobado): a maioria "vem" de mais de um lugar, o que pode dar motivo para uma conversa mais íntima, da qual nem todo mundo está a fim no burburão dos bares de Berlim. A garota perguntou se o garçom conhecia a Austrália, ele disse que gostaria muito, mas primeiro queria viajar pela América do Sul.
Neste momento minha curiosidade se aguçou: o suposto paquistanês queria conhecer a América do Sul? Interessante, o bar estava começando a se tornar um ponto onde espaço e tempo fogem à definição. Sentindo-me um pouco mais próxima do garçom barbudo deixei o escrúpulo de lado e perguntei a ele de onde ele vinha. Surpresinha: Argentina! E foi saindo de trás do bar para levar a bebida.
Muito bem, o suposto Paquistão tem habitantes que reconheço como vizinhos, bah, onde mesmo? No Brasil? Em Berlim?
Esperei ele voltar e o momento certo para perguntar, "de donde?", no meu portuñol perfeito. Ele disse, sem se espantar com o fato de eu estar falando espanhol, "Buenos Aires". Muito bem, vizinho, eu sou de Santa Catarina, disse sem medo de ser precisa. Ele "de Brasil?". Si. "Entonces no eres alemana?" No.
O blabla continuou e ele me contou que tinha morado com 5 brasileiros e que falava portuñol, ahah, eu lembrei de um comercial da Telecom argentina, em que o cara ligava para uma pousada em Florianópolis para reservar um "quartinho" etc... e o espaço metafórico do local continuou a se ampliar, quando Emanuel, o argentino, me disse que a república com os brasileiros tinha sido em Dublin. Nossa, nossa, que loucura. Sim, muitos brasileiros invadem a pequena capital da Irlanda para aprender inglês.
Nisso chegou no balcão a Djane, dizendo em espanhol que um dos "platos" não estava funcionando. Me ofereci pra ajudar, e ela disse que suspeitava da agulha, com jeito de "já sei não preciso de ajuda", continuei na minha. Quando ela se foi, perguntei a Emanuel se ela era uma amiga, ele contou tê-la conhecido no dia anterior, quando ela veio com todos os seus discos, e foi logo embora, pois tinha se enganado com a data.
Neste ínterim, eu já havia descoberto que o outro garçom era de Roma, e ao tomar conhecimento disto comecei a reconhecer a melodia de seu italiano, pois ele lembrava um amigo meu romano bem falante de Viena. Talvez por ele usar chapéu, talvez por ele ter sido o primeiro que conheci desde a primeira vez que fui ao bar, pensei que poderia falar com ele se quisesse, eu mesma, colocar música no bar. Para minha surpresa, ele não sabia nem o nome da pessoa responsável pelo agendamento de djs direito, disse apenas para eu deixar o contato (nossa conversa migrou do alemão para o inglês, pois eu vi que estava difícil), mas não esperou minha reação nem me deu papel e caneta ou um livro de endereços para eu escrever meu nome.
Voltei ao meu novo amigo Emanuel e comecei a investigar o staff do bar: não, o outro garçom definitivamente não era o dono, e sim, um turco rico. Mas quem organizava os eventos era um alemão, um tal de Jan, um alemão. Pedi um papel e coloquei meu myspace, será que pus meu nome ou telefone?
Nestas alturas eu entendi que os dois bar tenders eram apenas bar tenders, e foi por terra toda a teoria, de que o cara de chapéu e óculos geek era o dono do bar, e mais ainda, que ele era do Paquistão.
O dj da outra noite, só por curiosidade, era israelita, e costumava ser cozinheiro no bar.
Santo espaço-tempo indefinido, Batman, quem precisa da internet?


Copyright 2012

No comments: